Tribunal de Justiça participa de celebração dos 90 anos da Revolução de 1932

Presidente do TJSP é agraciado com Medalha Constitucionalista.

 

     O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, participou, no sábado (9), da solenidade alusiva ao 90º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, que marca a luta dos paulistas pela redemocratização do Brasil após o Golpe de Estado de Getúlio Vargas. O evento aconteceu no Parque Ibirapuera, em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, com a presença do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlos Eduardo Pignatari.
    Na ocasião, o presidente do TJSP foi agraciado com a Medalha Constitucionalista. A comenda também foi entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e ao chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Sidney Mendes de Souza, entre outras pessoas.

 

    Revolução Constitucionalista
    O movimento armado ocorreu entre julho e outubro de 1932, em que o estado de São Paulo almejava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. O dia 9 de julho marca o início da Revolução de 1932. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
    No total, foram 85 dias de conflito. Após intensos combates, as tropas do estado de São Paulo se renderam no dia 2 de outubro. Embora os soldados paulistas tenham perdido a luta do ponto de vista militar, o governo de Getúlio Vargas posteriormente convocou uma nova Assembleia Constituinte e o Congresso foi reaberto, sendo convocadas eleições gerais.

 

    Celebrações
    A cerimônia em comemoração aos 90 anos da revolução teve início com a troca do comando honorário do simbólico Exército Constitucionalista, com o professor Adilson César assumindo o posto em lugar da atual comandante, Maura Oliveira, ritual que teve a presidência do comandante-geral da Polícia Militar, cel PM Ronaldo Miguel Vieira. Em seguida, Adilson César leu a Ordem do Dia e o jornalista José Jantália declamou a “Oração Ante a Última Trincheira”, de Guilherme de Almeida.
    Na sequência ocorreu a cerimônia de sepultamento dos heróis homenageados. As urnas que contêm as cinzas de nove heróis de 32 foram depositadas no Mausoléu, conduzidas por alunos oficiais PM, e na presença dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de representantes de instituições, entre eles o presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC – Carlos Romagnoli. Foram depositadas as cinzas de Armando Romagnoli, Alipio José, Francisco Molinari, Renato Dalle Nogare, Moacyr Medeiros de Miranda, Henri Scaf, Carlos Antunes Rezende, Oswaldo Luiz Pereira e Antônio Gonçalves de Oliveira.

 

    Medalha Constitucionalista
    Antes do desfile cívico-militar, 32 pessoas foram agraciadas com a Medalha Constitucionalista. Neste ano, o primeiro a receber a comenda foi o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, entregue pelo governador Rodrigo Garcia. 
    
A medalha foi instituída pelo Decreto nº 29.896/8, e outorgada pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC. Se destina a galardoar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, por méritos e relevantes serviços prestados ao culto da Revolução Constitucionalista. Entre os civis e militares que foram agraciados estavam o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Dimas Eduardo Ramalho; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM Sidney Mendes de Souza; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Patrícia Vanzolini.

 

    * Com informações da PMSP

 

    Mais fotos no Flickr.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS e PMSP (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP