189º Concurso de Ingresso na Magistratura: nova publicação do edital de convocação para inscrição definitiva
Documento traz informações sobre a etapa.
A Comissão do 189º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso da Magistratura republicou hoje (20) o edital de convocação para inscrição definitiva, contendo acréscimos e esclarecimentos. Confira aqui.
Os candidatos aprovados na 2ª etapa do certame (Provas Escritas) devem informar o domicílio desde os 18 anos de idade, e não o domicílio nos últimos cinco anos, como constava na versão anterior do edital. Além disso, devem apresentar mais três documentos que foram acrescentados à lista: certidão dos distribuidores cíveis da Justiça Federal e Estadual (comum e fiscal) de todos os lugares onde residiu nos últimos cinco anos; certidão dos cartórios de protestos e dos cartórios de execuções criminais de todos os lugares onde residiu nos últimos cinco anos; e o currículo completo de todas as atividades profissionais e acadêmicas que desempenhou a partir dos 18 anos de idade.
Também, de acordo com a nova edição do edital, o candidato que não for enquadrado na condição de pessoa preta ou parda pela Comissão de Avaliação não será eliminado do Concurso, mas será excluído da lista especial de candidatos negros e permanecerá na lista destinada à ampla concorrência e, se o caso, também na lista de pessoas portadoras de deficiência, desde que possua nota suficiente para figurar em cada uma delas.
TJSP na Mídia – O portal Conjur publicou hoje (20) matéria sobre o certame, intitulada “Candidatos a juiz em São Paulo têm de superar maratona de tirar o fôlego”. O texto aborda os esforços do Tribunal na seleção de candidatos qualificados. "O concurso exige elevado nível técnico e conhecimento profundo e vasto dos que se inscrevem, que têm de ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício de atividade jurídica, a partir da obtenção do grau de bacharel em Direito", comentou a desembargadora Silvia Rocha, presidente da Comissão Organizadora. Completam a banca os desembargadores Newton de Oliveira Neves, Francisco Eduardo Loureiro e Luciana Almeida Prado Bresciani; a representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo, Oreste Nestor de Souza Laspro. São primeiros suplentes os desembargadores Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida (presidente), Cesar Mecchi Morales, Gilson Delgado Miranda e Dimas Borelli Thomaz Júnior; o procurador de Justiça João Antônio Bastos Garreta Prats; e a advogada Sheila Christina Neder Cerezetti. São segundos suplentes os desembargadores Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente), Ivo de Almeida, Cláudia Grieco Tabosa Pessoa e Luís Paulo Aliende Ribeiro.
Comunicação Social TJSP – DM (texto) / JT (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp