TJSP lança campanha “Eu Faço Parte!”

Magistrados e servidores participam do cumprimento do PE.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo lança a campanha “Eu Faço Parte!”, que evidencia como o trabalho de servidores e magistrados do TJSP é essencial para o cumprimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentarão histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.     
    O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados.     
    Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores. São eles:

Orçamento

1. Estruturar o orçamento anual com base nos projetos priorizados no Planejamento Estratégico

2. Adequar a força de trabalho

3. Aumentar a satisfação pessoal e profissional dos agentes públicos no ambiente de trabalho

4. Capacitar os agentes públicos

Tecnologia

5. Aprimorar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

6. Aprimorar a Governança de TIC

7. Aprimorar a integração dos sistemas com entidades públicas e privadas

Infraestrutura

8. Aprimorar a governança da área de infraestrutura, contratos e abastecimento

9. Adequar infraestrutura física e otimizar o uso dos prédios e espaços

Eficiência dos serviços

10. Aprimorar a gestão judicial

11. Aprimorar o sistema de custas, despesas processuais e emolumentos

12. Aprimorar os processos de trabalhos administrativos

13. Cumprir as Metas Anuais do Poder Judiciário Nacional

14. Aprimorar os métodos adequados de soluções de conflitos

15. Aprimorar o sistema de estatística

16. Aprimorar a Governança Corporativa

17. Aprimorar a Gestão Documental

18. Impulsionar os meios de inovação

Responsabilidade Social e Ambiental

19. Promover a sustentabilidade

20. Ampliar a acessibilidade e a inclusão

Imagem Institucional

21. Elevar o índice de transparência

22. Aprimorar a comunicação institucional

 

    Confira a contribuição dos servidores Tamer Barbosa Santana e Aline Motolo Xavier para o cumprimento, respectivamente, dos objetivos 5 e 10 do Planejamento Estratégico.

    Objetivo 5
    Aprimorar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

    "Eu trabalho na Diretoria de Apoio aos Usuários da Secretaria de Tecnologia da Informação. Presto todo o serviço de apoio ao usuário e de identificação de necessidades, ou seja, atuo tanto com questões referentes à infraestrutura tecnológica do Tribunal quanto no atendimento ao usuário. Dentre as minhas atividades diárias está a gestão dos chamados registrados junto ao Help Desk pelo 0800 ou portal de autoatendimento. Meu setor é o canal onde acontece a análise e compreensão da necessidade do usuário para encaminhamento correto às áreas de TI correspondentes, visando dar mais agilidade na solução de problemas.
    Na STI 3.2.1 também realizamos estudos e planejamentos sobre novas tecnologias para aquisição ou substituição de computadores, softwares, certificado digital e outros recursos necessários para execução dos trabalhos administrativos e jurisdicionais do Tribunal de Justiça.
    Neste sentido, acompanho a gestão de contratos junto aos fornecedores de equipamentos para viabilizar projetos do TJSP, como, por exemplo, a realização de teleaudiências, que dependem de uma série de recursos que precisam estar em perfeito funcionamento para a correta prestação jurisdicional – como computador, microfone, webcam, rede de internet etc."
    (Tamer Barbosa Santana, escrevente técnico judiciário lotado na Diretoria de Apoio aos Usuários da Secretaria de Tecnologia da Informação)

    - Assista ao vídeo

    Objetivo 10
    Aprimorar a gestão judicial

    "Eu estou lotada na Unidade de Processamento Judicial IV do Fórum João Mendes Júnior (31º a 35º Ofício Cível). A UPJ é uma inovação do Tribunal de Justiça de São Paulo para adequar as unidades a uma nova realidade de trabalho e garantir maior eficiência dos cartórios. Ela unifica o trabalho de ofícios judiciais de mesma competência e adota um regime de trabalho baseado na divisão de tarefas. Cada pessoa tem uma atribuição específica: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais.
    Eu atuo no cumprimento digital da minha unidade. Expeço cartas e mandados de citação e intimação das partes, ofícios a instituições para instrução processual, mandado de levantamento eletrônico, termos de penhora e mandados de averbações aos cartórios de registro, entre outros.
    A divisão de trabalho por tarefas trazida pelas UPJs acelerou demais o andamento dos processos e gerou aumento na produtividade. Antes, não tínhamos tarefas especializadas e isso, de certa forma, tirava o foco e o ritmo do trabalho, pois sempre havia interrupções, como para atender o público externo, atender ligações ou para fazer algo mais urgente, por exemplo. Hoje, trabalhamos por divisão de tarefas, o que garante que todos tenham mais segurança na atividade que desempenham, consigam planejar melhor o seu dia e entreguem um trabalho de maior qualidade num período de tempo mais curto, o que melhora a gestão judicial do Tribunal."
    (Aline Motolo Xavier, escrevente técnico judiciário da Unidade de Processamento Judicial IV do Fórum João Mendes Júnior)

    -  Assista ao vídeo

     N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 20/7/22.

 

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