TJSP lança campanha “Eu Faço Parte!”
Magistrados e servidores participam do cumprimento do PE.
O Tribunal de Justiça de São Paulo lança a campanha “Eu Faço Parte!”, que evidencia como o trabalho de servidores e magistrados do TJSP é essencial para o cumprimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentarão histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.
O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados.
Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores. São eles:
Orçamento
1. Estruturar o orçamento anual com base nos projetos priorizados no Planejamento Estratégico
2. Adequar a força de trabalho
3. Aumentar a satisfação pessoal e profissional dos agentes públicos no ambiente de trabalho
4. Capacitar os agentes públicos
Tecnologia
5. Aprimorar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
6. Aprimorar a Governança de TIC
7. Aprimorar a integração dos sistemas com entidades públicas e privadas
Infraestrutura
8. Aprimorar a governança da área de infraestrutura, contratos e abastecimento
9. Adequar infraestrutura física e otimizar o uso dos prédios e espaços
Eficiência dos serviços
10. Aprimorar a gestão judicial
11. Aprimorar o sistema de custas, despesas processuais e emolumentos
12. Aprimorar os processos de trabalhos administrativos
13. Cumprir as Metas Anuais do Poder Judiciário Nacional
14. Aprimorar os métodos adequados de soluções de conflitos
15. Aprimorar o sistema de estatística
16. Aprimorar a Governança Corporativa
17. Aprimorar a Gestão Documental
18. Impulsionar os meios de inovação
Responsabilidade Social e Ambiental
19. Promover a sustentabilidade
20. Ampliar a acessibilidade e a inclusão
Imagem Institucional
21. Elevar o índice de transparência
22. Aprimorar a comunicação institucional
Confira a contribuição dos servidores Tamer Barbosa Santana e Aline Motolo Xavier para o cumprimento, respectivamente, dos objetivos 5 e 10 do Planejamento Estratégico.
Objetivo 5
Aprimorar os recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
"Eu trabalho na Diretoria de Apoio aos Usuários da Secretaria de Tecnologia da Informação. Presto todo o serviço de apoio ao usuário e de identificação de necessidades, ou seja, atuo tanto com questões referentes à infraestrutura tecnológica do Tribunal quanto no atendimento ao usuário. Dentre as minhas atividades diárias está a gestão dos chamados registrados junto ao Help Desk pelo 0800 ou portal de autoatendimento. Meu setor é o canal onde acontece a análise e compreensão da necessidade do usuário para encaminhamento correto às áreas de TI correspondentes, visando dar mais agilidade na solução de problemas.
Na STI 3.2.1 também realizamos estudos e planejamentos sobre novas tecnologias para aquisição ou substituição de computadores, softwares, certificado digital e outros recursos necessários para execução dos trabalhos administrativos e jurisdicionais do Tribunal de Justiça.
Neste sentido, acompanho a gestão de contratos junto aos fornecedores de equipamentos para viabilizar projetos do TJSP, como, por exemplo, a realização de teleaudiências, que dependem de uma série de recursos que precisam estar em perfeito funcionamento para a correta prestação jurisdicional – como computador, microfone, webcam, rede de internet etc."
(Tamer Barbosa Santana, escrevente técnico judiciário lotado na Diretoria de Apoio aos Usuários da Secretaria de Tecnologia da Informação)
Objetivo 10
Aprimorar a gestão judicial
"Eu estou lotada na Unidade de Processamento Judicial IV do Fórum João Mendes Júnior (31º a 35º Ofício Cível). A UPJ é uma inovação do Tribunal de Justiça de São Paulo para adequar as unidades a uma nova realidade de trabalho e garantir maior eficiência dos cartórios. Ela unifica o trabalho de ofícios judiciais de mesma competência e adota um regime de trabalho baseado na divisão de tarefas. Cada pessoa tem uma atribuição específica: atendimento ao público, processos físicos, movimentação dos processos digitais e cumprimento dos processos digitais.
Eu atuo no cumprimento digital da minha unidade. Expeço cartas e mandados de citação e intimação das partes, ofícios a instituições para instrução processual, mandado de levantamento eletrônico, termos de penhora e mandados de averbações aos cartórios de registro, entre outros.
A divisão de trabalho por tarefas trazida pelas UPJs acelerou demais o andamento dos processos e gerou aumento na produtividade. Antes, não tínhamos tarefas especializadas e isso, de certa forma, tirava o foco e o ritmo do trabalho, pois sempre havia interrupções, como para atender o público externo, atender ligações ou para fazer algo mais urgente, por exemplo. Hoje, trabalhamos por divisão de tarefas, o que garante que todos tenham mais segurança na atividade que desempenham, consigam planejar melhor o seu dia e entreguem um trabalho de maior qualidade num período de tempo mais curto, o que melhora a gestão judicial do Tribunal."
(Aline Motolo Xavier, escrevente técnico judiciário da Unidade de Processamento Judicial IV do Fórum João Mendes Júnior)
N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 20/7/22.
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