Campanha Eu Faço Parte!: conheça mais dois objetivos do Planejamento Estratégico
Cumprimento de metas nacionais e sustentabilidade.
As demandas que tramitam na Justiça estadual paulista correspondem a cerca de ¼ da movimentação judiciária nacional. Sua força de trabalho reúne aproximadamente 39 mil servidores e 2,5 mil magistrados, que atuam em mais de 700 prédios distribuídos nas 320 comarcas do Estado. Os desafios são muitos e, para ajudar a trilhar o caminho do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Planejamento Estratégico (PE) traçou dois importantes objetivos: Cumprir as Metas Anuais do Poder Judiciário (Objetivo 13) e Promover a Sustentabilidade (Objetivo 19).
O trabalho de cada magistrado e de cada servidor é fundamental para o cumprimento do PE. Neste mês, na campanha “Eu Faço Parte!”, veja como a atuação da juíza Carolina de Figueiredo Dorlhiac Nogueira, titular da 38ª Vara Cível Central de São Paulo, e da servidora Noemi Ichihara Ishikawa, lotada na Diretoria de Planejamento Estratégico (Deplan), contribui para o cumprimento dos objetivos:
Objetivo 13
Cumprir as Metas Anuais do Poder Judiciário
“Eu sou juíza da 38ª Vara Cível Central de São Paulo há 11 anos. Na minha unidade, todos os processos físicos já foram digitalizados, o que traz mais eficiência, porque podemos contar com todas as ferramentas de automação de tarefas proporcionadas pelo SAJ. Se somarmos a isso a robotização de algumas atividades repetitivas e as melhorias na estrutura dos gabinetes, temos uma otimização de tempo ainda maior, com qualidade. Isso contribui muito para o cumprimento das Metas Anuais do Poder Judiciário, estabelecidas pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ). Entre elas, julgar mais processos que a quantidade de feitos distribuídos e julgar as ações mais antigas.”
Juíza Carolina de Figueiredo Dorlhiac Nogueira, titular da 38ª Vara Cível Central de São Paulo
Objetivo 19
Promover a sustentabilidade
“Eu trabalho na Diretoria de Planejamento Estratégico (Deplan), na verificação de dados de consumo do Tribunal, como energia elétrica, água, papel sulfite, telefonia etc. Essas informações, enviadas ao meu setor pelos administradores dos prédios, são consolidadas e utilizadas na elaboração de indicadores de sustentabilidade, que auxiliam no desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável e em ações do TJSP. Também encaminhamos os dados para o CNJ, para o cumprimento da Resolução CNJ nº 400/21, que trata da sustentabilidade no Poder Judiciário, e, também, para verificar o nosso desempenho em relação aos demais tribunais. No relatório de 2022, o TJSP obteve o melhor índice de Desempenho de Sustentabilidade entre as cortes estaduais. Apesar de o meu trabalho estar diretamente ligado ao cumprimento do objetivo 19 do Planejamento Estratégico, é fundamental a colaboração de todos os servidores e magistrados para o seu cumprimento, gerando menos resíduos e consumindo recursos com consciência.”
Noemi Ichihara Ishikawa, escrevente técnico judiciário lotada na Diretoria de Planejamento Estratégico
Assista ao vídeo.
A campanha
O TJSP lançou em julho a campanha “Eu Faço Parte!” que evidencia como o trabalho de servidores e magistrados do TJSP é essencial para o cumprimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentam histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.
O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução nº 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT e MK (identidade visual e layout) / VV (vídeos) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp