Campanha Eu Faço Parte!: conheça os objetivos 18 e 20 do Planejamento Estratégico
Acessibilidade e Inovação entre as prioridades do TJSP.
Um dos focos do Tribunal de Justiça de São Paulo é a prestação jurisdicional eficiente. Em uma sociedade em constante movimento, entregar um serviço eficaz, célere e de qualidade significa estar atento e acompanhar as transformações sociais, econômicas e tecnológicas, desenvolvendo novos modelos de trabalho e atendimento que se adequem à realidade.
Neste mês, a campanha Eu Faço Parte! aborda esse constante aprimoramento dos serviços ao mostrar a atuação do juiz Thiago Massao Cortizo Teraoka, coordenador do Centro de Inteligência do TJSP; e da servidora Fernanda Fernandes Gonsalez de Oliveira, escrevente técnico judiciário lotada na Seção de Acessibilidade e Inclusão da Coordenadoria de Apoio ao Servidor. O trabalho deles contribui para o cumprimento dos objetivos 18 (Impulsionar os Meios de Inovação) e 20 (Ampliar a Acessibilidade e a Inclusão) do Planejamento Estratégico do TJSP.
Objetivo 18
Impulsionar os Meios de Inovação
“Eu coordeno os trabalhos do Centro de Inteligência do TJSP, criado a partir de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça e instituído no ano de 2021 em São Paulo. Um dos principais objetivos do Centro é identificar e prevenir o ajuizamento de ações repetitivas, pesquisando suas causas e propondo soluções para a questão.
Um grupo de juízes, chamado de Grupo Operacional, é nomeado pela Presidência e, por meio de Notas Técnicas, pode recomendar melhorias de práticas judiciais e de gestão de processos ou sugerir a tentativa de conciliação como alternativa para a solução. Essas notas são analisadas pelo Grupo Decisório, que aprova ou rejeita as propostas e é integrado pelo presidente do Tribunal, pelo vice-presidente e pelo corregedor-geral, além de outros desembargadores indicados pelas Presidências de Seção.
Também é uma atribuição do Centro de Inteligência encaminhar aos Tribunais Superiores informações sobre a repercussão econômica, política, social e jurídica dessas ações de massa. Essa é uma forma de trabalho inovadora e participativa do Poder Judiciário, que além de julgar os processos, também acompanha o movimento da sociedade e seus impactos na prestação jurisdicional.”
Juiz Thiago Massao Cortizo Teraoka, coordenador do Centro de Inteligência do TJSP
Objetivo 20
Ampliar a Acessibilidade e a Inclusão
“Eu trabalho Seção de Acessibilidade e Inclusão da Coordenadoria de Apoio ao Servidor (Caps). Desenvolvemos ações para pessoas com deficiência, doença grave ou seus responsáveis. Nosso foco é oferecer um atendimento qualificado para esse público, além de construir uma cultura mais inclusiva dentro da instituição. Elaboramos, por exemplo, o Guia de Acessibilidade, um compilado de informações e orientações sobre o tema.
Recentemente trabalhamos na elaboração do “Curso Acessível para Desempenho de Tarefas – Leitor de Telas Jaws”, onde ensinamos os servidores com deficiência visual a utilizar os programas informatizados do Tribunal. Isso possibilita que o servidor com deficiência tenha igualdade de oportunidades.”
Fernanda Fernandes Gonsalez de Oliveira, escrevente técnico judiciário lotada na Seção de Acessibilidade e Inclusão
A campanha
O TJSP lançou em julho a campanha “Eu Faço Parte!” que evidencia como o trabalho de servidores e magistrados do TJSP é essencial para o cumprimento dos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentam histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.
O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução nº 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT e MK (identidade visual e layout) / VV (vídeo foto)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp