Magistrada Fernanda Gomes Camacho é homenageada antes da aposentadoria

Última sessão na 5ª Câmara de Direito Privado.

 

    A juíza substituta em 2º grau Fernanda Gomes Camacho recebeu, nesta sexta-feira (30), homenagens de colegas em razão de sua aposentadoria. A integrante da 5ª Câmara de Direito Privado exerceu a Magistratura por 32 anos. “Não sinto como uma despedida, mas como o início de uma nova etapa”, falou a magistrada durante sua última sessão de julgamento. Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) representaram, na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe.
    A sessão foi conduzida pelo presidente do 3º Grupo de Câmaras e da 5ª Câmara de Direito Privado, desembargador Erickson Gavazza Marques. “Parabéns pelos brilhantes serviços prestados ao tribunal. Gostaria, também, de desejar uma excelente aposentadoria e que seja feliz na sua escolha”, afirmou.
    O vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, destacou que as qualidades profissionais e pessoais da magistrada são de conhecimento geral na Corte paulista. “A Magistratura perde”, disse, “e por isso lamentamos. Por outro lado, com a aposentadoria outros caminhos se abrirão pela frente”.
    “Tive a honra de trabalhar com a Fernanda na Vara de Execuções Criminais e ela sempre demonstrou tirocínio, senso jurídico e muita lógica. Uma colega da qual todos nós, no convívio diário, aprendemos a gostar. Fará muita falta no Judiciário”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
    O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, disse que acompanhou de perto o trabalho da magistrada. “Fernanda Gomes Camacho tem uma produção altíssima, de qualidade impecável. O Direito Privado está perdendo uma grande magistrada. A aposentadoria, no entanto, é um direito conquistado após anos de trabalho realizado”, falou.
    Em seguida, fizeram uso da palavra os integrantes da 5ª Câmara de Direito Privado do TJSP. O desembargador James Alberto Siano afirmou que ela é respeitada e admirada por todos. “Uma juíza com ‘J’ maiúsculo e desembargadora com ‘D’ maiúsculo”. Para o desembargador João Francisco Moreira Viegas, é um dia bastante difícil para os componentes da Câmara, pois a colega é “uma magistrada séria e que serve de exemplo a outras mulheres; vai deixar saudade a nós e aos jurisdicionados”. Segundo o desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, ela logo chamou atenção por sua “capacidade e desenvolvimento na atividade judicial”.
    O procurador de Justiça Otavio José Callejão, representou o Ministério Público de São Paulo. “Gostaria de lhe dar os parabéns pela aposentadoria, isso é um marco. Na vida, há sempre o dia da chegada e o da partida. O que interessa é o que ficou pelo meio, e Fernanda Gomes Camacho deixou muitos exemplos entre esses dois interregnos. Que, portanto, seja muito feliz”, declarou.
    A servidora Lea Farias Veicer Lima, que trabalhou por quase 10 anos com a homenageada, também a saudou. “Queria registrar minha gratidão e admiração pela retidão, discrição e pelo amor à Magistratura que presenciei. Ela é uma referência para mim. Mas hoje se descortina um novo horizonte, que espero que seja brilhante”, afirmou.
    Em sua fala aos colegas, Fernanda Gomes Camacho frisou que tem muito orgulho de ter completado 38 anos de trabalho, sendo 36 deles dedicados ao serviço público e 32 já como magistrada. “Estar na segunda instância do TJSP é a realização de um sonho de ideais, dignidade humana e Justiça, moldados com experiência e esforço, mas somente possível pelo apoio da minha família e pelos valores recebidos. Na carreira, me realizei vivendo momentos gratificantes e felizes. O Tribunal foi meu segundo lar, local onde conheci advogados, promotores, magistrados e servidores dedicados”, discursou, relembrando colegas de trabalho desde o início da carreira e finalizando com uma homenagem especial à mãe, Maria Fernandes Camacho.
    Também prestigiaram a ocasião o desembargador José Luiz Mônaco da Silva, as juízas Inah de Lemos e Silva Machado e Glaucia Lacerda Mansutti, o irmão da homenageada e servidor do TJSP Nelson Gomes Camacho, além de advogados e servidores.

    Trajetória – Fernanda Gomes Camacho nasceu na cidade de São Paulo, em 1965. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1990, quando foi nomeada juíza substituta da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Atuou nas comarcas de Piracicaba, Cotia e da Capital. Foi removida ao cargo de juíza substituta em 2º grau em 2015.

 

     Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (arte e reprodução)
    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP