TJSP participa do “2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo”

Evento será nos dias 21, 22 e 23/11.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo é uma das mais de 60 instituições que participam do “2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo - Pop Rua Jud Sampa”. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro, na Praça da Sé. O TJSP terá uma tenda onde oferecerá emissão de certidões de distribuição de processos criminais ou de execução criminal; análise de extinção de pena de multa; e agendamento para comparecimento em juízo aos sentenciados que cumprem pena em regime aberto, livramento condicional ou suspensão condicional da pena (sursis). São documentos necessários para possibilitar acesso a benefícios sociais.

        O TJSP atuará no eixo Jurídico, que é um dos três que compõem o Pop Rua Jud, além de Cidadania/Saúde e Assistência Social. As atividades contarão com a presença do juiz Rogério Alcazar, da 4ª Vara das Execuções Criminais da Capital, além de servidores designados para cada um dos serviços oferecidos pelo Tribunal. Nesta quarta-feira (16), foi realizada a reunião com representantes dos órgãos e entidades que participarão da iniciativa para os ajustes finais da organização. Os trabalhos são coordenados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e representaram o TJSP no encontro as juízas assessoras da Presidência Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto e Mônica Gonzaga Arnoni.

 

        Ampla variedade de serviços

        Na parte jurídica, será prestado aos moradores de rua suporte em diversos assuntos, incluindo propositura de ações e atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais, com participação dos órgãos que compõem o sistema de Justiça. Com o apoio de magistrados, advogados, promotores, procuradores, peritos e demais operadores da Direito, a força-tarefa esclarecerá dúvidas sobre benefícios, consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS), PIS/Pasep, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais, regularização de processos penais, agendamento de comparecimento na Justiça, assinatura de carteirinha de regime aberto e direito de família.

        No eixo de Cidadania, está prevista emissão de documentos, cadastro e atualização em programas sociais (CADUnico), requerimentos de benefícios do INSS, regularização do título de eleitor, certificado de reservista, oportunidades de emprego e orientações sobre os direitos humanos, das mulheres, LGBTQIA+, de imigrantes e de egressos do sistema penitenciário.

        Já no eixo de Saúde e Assistência Social, o mutirão promoverá testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite, vacinação para adultos e crianças, aferição de pressão arterial, orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas, saúde bucal, fornecimento de marmitas, cortes de cabelo, maquiagem, brinquedoteca e serviços para animais de estimação. A iniciativa também inclui apresentações musicais e outras expressões culturais.

        O Pop Rua Jud acontece no âmbito da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução CNJ nº 425/21.

 

        Serviço

        2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo - Pop Rua Jud Sampa

        Data: 21 a 23 de novembro, das 9 às 15 horas

        Local: Praça da Sé - São Paulo/SP

 

        Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (arte)
        imprensatj@tjsp.jus.br

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP