Projeto “Ler Adianta” arrecada mais de 3 mil livros
Ação contribui para leitura no ambiente prisional.
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, no mês passado, a campanha “Ler Adianta”, que recebeu doações de livros de servidores e magistrados, para distribuição em unidades prisionais. 3.077 exemplares foram arrecadados nas Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). O projeto busca incentivar a leitura e contribuir com o aprimoramento da formação pessoal, profissional, cultural e social de pessoas privadas de liberdade.
O mês de outubro foi escolhido porque o Dia Nacional da Leitura foi celebrado em 12/10. O GMF sugeriu alguns temas dos livros doados, entre eles proteção da vida, integridade física, dignidade da pessoa humana, cultura da não violência, e formação profissional em suas múltiplas abordagens. O material foi arrecadado nos cartórios das unidades regionais do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim), na sede de cada RAJ, e entregue a representantes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e de diretorias de unidades prisionais.
GMF
Supervisionado pelo desembargador Gilberto Leme Marcos Garcia, o grupo tem, entre suas atribuições, a função de receber, processar e encaminhar reclamações relativas a irregularidades no sistema de Justiça criminal e no sistema de Justiça juvenil, com adoção de rotina interna de processamento e resolução, principalmente das informações de práticas de tortura, maus-tratos ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Comunicação Social TJSP – CA e MB (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp