22ª Semana Justiça pela Paz em Casa mobiliza comarcas do Estado
Durante o período, foram 4.572 processos com sentença ou decisão, além de 3.278 despachos proferidos e 943 medidas protetivas concedidas. Ao todo, foram 16 júris e mais de 800 audiências realizadas nas comarcas do Estado.
Instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa tem como objetivo a conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica. Confira algumas das ações realizadas nas comarcas de São Paulo.
São José do Rio Preto
Em 25 de outubro, a comarca realizou o seminário "Práticas Restaurativas no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher", promovido pelo Núcleo de Práticas Restaurativas em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Preto, representada pelo juiz Alceu Corrêa Junior. O seminário contou com a participação da promotora de Justiça Heloisa Gaspar Martins Tavares.
Durante o encontro, foi apresentado o Programa DIZHER - Diálogos Restaurativos para Homens, que encaminha agressores a programas de recuperação e reeducação. Também foi realizada uma reunião mensal com vítimas de violência para esclarecimento sobre as consequências das medidas protetivas, acolhimento e encaminhamentos à rede de apoio.
Adamantina, Flórida Paulista e Pacaembu
As comarcas promoveram ampla programação durante toda a semana, incluindo o Simpósio Educacional para a Diversidade Humana (tema principal da Semana), mediado pela juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara de Adamantina.
Também foram realizadas rodas de conversa sobre assuntos como diversidade no currículo escolar e violência doméstica, palestras, uma apresentação da Fundação Casa sobre a importância de ações preventivas na área da infância e juventude e a premiação do concurso “Calendário da Vida”, realizado pela rede municipal de ensino de Adamantina em parceria com o Poder Judiciário.
Catiguá, Novais e Tabapuã
As cidades do noroeste paulista promoveram uma série de ações de conscientização com a população, incluindo iniciativas integradas com secretarias de Esporte, Saúde, Educação e Assistência Social, além do Conselho Tutelar.
Nos cinco dias da Semana Justiça pela Paz em Casa, foram realizadas oficinas, palestras, distribuição de panfletos informativos, carros de som, encontros com crianças e adolescentes e eventos culturais, em ações coordenadas pela juíza Patrícia da Conceição Santos, da Vara Judicial de Tabapuã.
Em Catiguá, menores integrantes do Grupo Integração Jovem e do projeto “Criando Asas” confeccionaram cartazes de conscientização sobre violência contra a mulher e houve divulgação do Programa “Flor de Lis”, que visa ao combate a esse tipo de crime.
Já em Tabapuã, foram realizadas iniciativas como o seminário "Práticas Restaurativas no Enfrentamento da Violência Doméstica", promovido por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de visita à instituição de longa permanência “Lar Joana D’Arc” e ações conjuntas com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) sobre violência doméstica.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp