EPM promoverá o curso ‘Ciência e conhecimento’

Inscrições podem ser feitas até 26 de fevereiro.

 

A Escola Paulista da Magistratura (EPM) realizará de 1º de março a 19 de abril o curso Ciência e conhecimento, sob a coordenação do desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho e dos juízes Luis Manuel Fonseca Pires e Antonio Augusto Galvão de França. As aulas serão ministradas das 9h às 11h30 no auditório do 2º andar da Escola. O objetivo é apresentar o desenvolvimento e a importância da Filosofia e da Ciência na história da humanidade.

  São oferecidas 150 vagas presenciais e 900 vagas a distância, gratuitas e abertas aos públicos interno e externo. Serão emitidos certificados àqueles que apresentarem 75% de frequência.
As inscrições estão abertas até o dia 26 de fevereiro. Os inscritos serão matriculados automaticamente, respeitado o número de vagas. Mais informações no edital.

Programa:

1/3 – Módulo I – Parte I – A descoberta da racionalidade no mundo e no homem
1. O mito explica o mundo. 2. A racionalidade no mundo: a Pólis grega e os pré-socráticos
Prof. Camilo Onoda Caldas

3/3 – Módulo I – Parte II
3. O pensamento exige método e o conhecimento depende dele: Sócrates e os sofistas
Profa. Juliana Paula Magalhães

8/3 – 4. Platão e Aristóteles
Prof. Camilo Onoda Caldas

10/3 – Módulo II – Parte I – A decadência do período clássico. Passagem para a Idade Média: fé e razão
1. Epicurismo, estoicismo e ceticismo. 2. A decadência da Pólis e a queda do Império Romano
Profa. Juliana Paula Magalhães

15/3 – Módulo II – Parte II – A decadência do período clássico. Passagem para a Idade Média: fé e razão
3. O conhecimento como ato de iluminação divina: Santo Agostinho. 4. Razão e apoio à verdade da fé: São Tomás de Aquino
Juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves

17/3 – Módulo III – Parte I – Ciência moderna e transição para o capitalismo
1. Do feudalismo ao capitalismo. 2. A razão e a experiência: Galileu Galilei. 3. O Renascimento
Juiz Antonio Augusto Galvão de França

22/3 – Módulo III – Parte II – Ciência moderna e transição para o capitalismo
4. A dúvida como método: René Descartes. 5. As experiências como fonte das ideias e as ideias como fonte das experiências: John Locke
Prof. Rodrigo Suzuki Cintra

24/3 – Módulo IV – Parte I – História e crítica do conhecimento: capitalismo dos séculos XVIII e XIX
1. Séculos XVIII e XIX: revolução na Economia e na Política. 2. A certeza das sensações e a negação da matéria: George Berkeley. 3. A experiência como hábito determinante da causalidade: David Hume
Profa. Juliana Paula Magalhães

29/3 – 4. As possibilidades da razão e a construção do conhecimento: I. Kant
Prof. Rodrigo Suzuki Cintra

31/3 – Módulo IV – Parte II – História e crítica do conhecimento: capitalismo dos séculos XVIII e XIX
5. O real construído pela razão: Hegel
Prof. Alysson Leandro Mascaro

12/4 – 6. A prática, a história e a construção social do conhecimento: Karl Marx
Prof. Alysson Leandro Mascaro

14/4 – 7. Max Weber e a neutralidade axiológica das ciências humanas. Crítica do materialismo histórico à neutralidade das ciências humanas
Juiz Antonio Augusto Galvão de França

19/4 – Módulo V – O século XX e a pós-modernidade
1. O breve século XX. O fim da história? 2. Ciência, conhecimento e pós-modernidade
Prof. Camilo Onoda Caldas

Comunicação Social TJSP – MA (texto) / LS (arte)
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