Comarca de Artur Nogueira recebe 2ª vara

Solenidade reuniu os três Poderes da cidade.

 

Ampliar o serviço oferecido à população. Essa foi a tônica do Tribunal de Justiça de São Paulo, na última sexta-feira (16), quando a comarca recebeu o desembargador Ricardo Mair Anafe, que presidiu a cerimônia de instalação da 2ª Vara Judicial de Artur Nogueira. A unidade ampliará o atendimento à população, proporcionando mais celeridade ao andamento processual.

Na Comarca de Artur Nogueira, que conta com 9.312 processos em andamento e, no mês de novembro, foram distribuídas 543 novas ações, a 2ª vara receberá distribuição diferenciada por um ano, para equiparar seu acervo ao da 1ª. Com população estimada em 56.247 habitantes (IBGE, 2021), Artur Nogueira integra a 7ª Circunscrição Judiciária de Mogi Mirim e a 4ª Região Administrativa Judiciária (4ª RAJ), com sede em Campinas.

Ao saudar os participantes, a juíza diretora do fórum e titular da vara instalada nessa ocasião, Daniela Aoki de Andrade Maria Orlandi, destacou que “a vara existente já era 100% digital, o que, igualmente, se verificará na nova unidade judicial. O ofício será compartilhado, e, assim, trabalharemos para que haja uma padronização de rotina cartorária, com processos de robotização, e os zelosos servidores poderão voltar seu tempo às atividades intelectuais. Nessa trilha, a gestão dos processos atingirá sua finalidade, qual seja, a resposta eficiente do Judiciário às demandas locais, com a consequente pacificação social”.

A promotora de Justiça Maria Paula Machado de Campos, que fez uso da palavra representando o procurador-geral de Justiça, deu as boas-vindas à nova juíza da comarca e destacou a importância do momento “para essa comarca que sempre nos desafiou e sempre nos conclamou ao trabalho duro, ao trabalho árduo. A chegada da 2ª vara é um momento histórico e muito merecido para toda a comunidade local. (...) Que possamos honrar a confiança que os munícipes depositam em todos nós”.

Fazendo coro aos pronunciamentos anteriores, o prefeito Lucas Sia falou da “conquista regional para os municípios vizinhos e coirmãos” e da importância que a 2ª vara terá no tocante à celeridade processual. “Essas cidades estão totalmente gratas e nós agradecemos os esforços de todos os envolvidos para que isso ocorresse”, ressaltou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Barros Munhoz lembrou que por ter cursado Direito, viver as vicissitudes que enfrentam os operadores do Direito enfrentam para trabalhar no nosso país, sentia-se bastante feliz com a conquista de Artur Nogueira. “Acompanhei a instalação do foro distrital e agora chegamos à instalação da 2ª vara. Fico feliz porque essa é das regiões que mais se desenvolve no Estado de São Paulo. Era mais do que justo e necessário o pleito de instalação da 2ª vara.” O deputado também ressaltou a luta do presidente Ricardo Anafe pela melhoria do Poder Judiciário. “Há pessoas que não entendem que o melhor pão que se pode dar ao nosso povo e à nossa gente é o pão da Justiça. Nada é mais importante do que a Justiça. (...) Vejo com muita gratidão o trabalho sério, empenhado e responsável do Judiciário de São Paulo, do qual me orgulho muito.”

O presidente Ricardo Mair Anafe, ao chegar na comarca, percorreu o prédio do fórum e, em seu pronunciamento, registrou duas percepções imediatas: “o serviço em ordem e todos trabalham muito contentes”. “Conversei com os servidores e fiquei muito satisfeito.” Ele lembrou que a 1ª vara, instalada em 10 de dezembro, às 11h30, e a 2ª, 15 anos depois, quase formavam a coincidência de dia, mês e horário. “Estamos em 16 de dezembro e são 11h20”. O presidente também ressaltou o excelente entrosamento entre integrantes da comarca e a importância da atuação dos magistrados que por ali passaram. “Isso representa exatamente o que eu penso e sempre preguei. O juiz há de ser um grande gestor e para ser um grande gestor ele tem que conhecer seus servidores. Conhecer as virtudes de cada qual e as eventuais deficiências para que cada um possa trabalhar na forma mais adequada. Isso se revela em uma melhor produtividade, em uma melhor qualidade de serviço e isso significa eficiência. A todos os juízes que aqui passaram, a doutora Daniela que acabou de chegar, quero dar os parabéns porque vejo não apenas juízes que proferem boas decisões, mas sim juízes corregedores permanentes, que têm absoluta noção da corregedoria permanente, o que significa a importância da gestão dos seus cartórios. Estão todos de parabéns!” Ele ressaltou, também o excelente relacionamento entre os Poderes e as instituições da comarca. “Essa comarca guarda ares de perfeição.”

Participaram da solenidade o juiz assessor da Presidência do TJSP (Gabinete Civil Executivo) Fausto José Martins Seabra; juiz diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária de Campinas (4ª RAJ) e conselheiro da Associação Paulista de Magistrados, Wagner Roby Gidaro, representando também a presidente da Apamagis; três juízes que judicaram em Artur Nogueira, Paulo Henrique Aduan Corrêa (auxiliar de Campinas), Fabio Rodrigues Fazuoli (4ª Vara Cível de Americana) e Bruno Paiva Garcia (10ª Vara Criminal Central da Capital);  juíza diretora do fórum de Cosmópolis, Maria Thereza Nogueira Pinto juíza diretora de Mogi Mirim, Fabiana Garcia Garibaldi; juiz diretor do fórum de Mogi Guaçu, Sergio Augusto Fochesato; presidente da 248ª Subseção da OAB de Artur Nogueira, Carmen Josefina Maciel; chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM José Raposo de Faria Neto; prefeito e presidente da Câmara da Estância Turística de Holambra, respectivamente, Fernando Henrique Capato e Mauro Sérgio de Oliveira;  vice-presidente da Câmara de Artur Nogueira, vereador Marcelo de Oliveira Ribeiro, representando o presidente; vice-prefeito de Artur Nogueira, Davi da Rádio; vereador de Artur Nogueira Reinaldo Amélio Tagliari representando o deputado federal Carlos Sampaio; comandante da Guarda Municipal de Artur Nogueira, Marcelo Fantini; superintendente de Assuntos jurídicos da Prefeitura de Engenheiro Coelho, Milena Menezes, representando o prefeito; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, vereadores, civis, militares, servidores da Justiça e cidadãos nogueirenses.

 

Mais Fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP