Tribunal apoia campanha de combate e prevenção à hanseníase

Campanha promovida pela SBD.

 

Durante o mês de janeiro a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o preconceito em relação aos portadores dessa doença. A iniciativa também é conhecida como Janeiro Roxo.
De acordo com dados da entidade, são registrados no Brasil cerca de 30 mil novos casos da doença a cada ano. Daí a importância do aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas e também de campanhas para conscientização. O Brasil é responsável por 90% dos casos registrados na América Latina.
Ainda segundo a entidade, a hanseníase pode se apresentar com manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, que são pouco visíveis e com limites imprecisos, com alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Nos casos em que o nervo de uma área é afetado, surgem dormência, perda de tônus muscular e retrações dos dedos, com desenvolvimento de incapacidades físicas. Nas fases agudas, podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos, cotovelos e pés.
A SBD ressalta que o tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses a um ano, de acordo com o tipo da doença, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura.
A melhor forma de prevenir a doença é por meio de hábitos saudáveis, alimentação adequada, evitar o álcool e praticar atividade física associada a condições de higiene. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente, também são formas para evitar a hanseníase, uma vez que desta forma, a cadeia de transmissão pode ser interrompida.
Saiba mais na página da campanha.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / MC (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP