Campanha Eu Faço Parte!: Integração de sistemas e cobrança de custas, despesas e emolumentos

Objetivos 7 e 11 do Planejamento Estratégico do TJSP.
 
Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo trabalham coesos e focados nos cumprimento dos objetivos do Planejamento Estratégico (PE) 2021/2026. A cada mês, a campanha Eu Faço Parte! retrata magistrados e servidores empenhados na consecução das metas. Nesta edição, a juíza assessora da Presidência Ana Rita de Figueiredo Nery e o servidor Jean Carlos Soares de Souza, da Coordenadoria de Gestão de Custas e Atualização de Cálculos Judiciais, falam sobre os objetivos 7 (Aprimorar a integração dos sistemas com entidades públicas e privadas) e 11 (Aprimorar o sistema de custas, despesas processuais e emolumentos).
 
Objetivo 7
Aprimorar a Integração dos Sistemas com Entidades Públicas e Privadas
“Sou juíza e uma das minhas atribuições é atuar na integração de sistemas entre o Tribunal e outras instituições, públicas ou privadas. Se os sistemas ‘conversam’ o andamento processual é mais rápido, já que os cartórios gastam menos tempo com tarefas repetitivas que podem ser solucionadas com tecnologia. Para se ter uma ideia, só em 2022 as integrações foram responsáveis por mais de 60 mil intimações por dia.
Primeiro é realizado um exame de viabilidade e custos. Cuido da aproximação executiva institucional com as outras entidades, oriento o corpo técnico do TJ, estabelecendo prioridades, e efetuo a validação final da integração.
Juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, assessora da Presidência (Tecnologia da Informação).
 
Objetivo 11
Aprimorar o Sistema de Custas, Despesas Processuais e Emolumentos
“Sou contador e trabalho na Coordenadoria de Gestão de Custas e Atualização de Cálculos Judiciais, ligada à Secretaria de Primeira Instância. Nosso trabalho tem como foco acabar com a evasão de custas, despesas processuais e emolumentos. O objetivo é aperfeiçoar os sistemas, otimizar a cobrança e facilitar o pagamento.
O projeto que trabalho no momento, por exemplo, busca usar um aplicativo para auxiliar usuários internos na elaboração dos cálculos.  Outra atividade é auxiliar no desenvolvimento de cursos para servidores sobre procedimentos de conferência e cobrança das custas processuais.”
Jean Carlos Soares de Souza, supervisor na Coordenadoria de Gestão de Custas e Atualização de Cálculos.
 
A campanha
A cada mês, vídeos, notícias e postagens nas redes sociais apresentam histórias que mostram como as atividades diárias – sejam elas da área de orçamento, gestão de pessoas, tecnologia, infraestrutura, prestação jurisdicional, responsabilidade social/ambiental, entre outras – impactam no avanço dos objetivos.
O Planejamento Estratégico 2021/2026, aprovado pela Resolução nº 845/20, definiu diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridos pelo Judiciário paulista ao longo de seis anos. São eles que conduzem o TJSP à missão de resolver conflitos da sociedade, no âmbito de sua competência, para preservação dos direitos, por meio do julgamento de processos ou de métodos adequados. Para alcançar essa missão, o PE estabeleceu 22 objetivos estratégicos que guiam a atuação da Corte, traçados após consulta pública com participação da sociedade civil, entidades, instituições, magistrados e servidores.
 
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / JT e MK (identidade visual e layout) / PS (fotos) / VV e ND (vídeos)
imprensatj@tjsp.jus.br 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP