TJSP na Mídia: Novas unidades, conciliação no setor aéreo e memória do Tribunal repercutem na imprensa

Inauguração de varas em Campinas entre os destaques.

O Tribunal de Justiça de São Paulo foi destaque em uma série de reportagens na imprensa nos últimos dias por conta da ampliação da prestação jurisdicional na Comarca de Campinas e da cooperação com companhias aéreas no âmbito da conciliação e mediação, além de nova reportagem prestigiando o acervo histórico do Museu do TJSP.

Instalações em Campinas
A imprensa da região de Campinas noticiou a inauguração de ofícios judiciais realizada na última sexta-feira (29). A iniciativa foi destaque em reportagem do Jornal da EPTV – 1ª Edição, da EPTV Campinas, além de tema de matérias no jornal Correio Popular (versão impressa e online) e nos portais de notícias G1 Campinas e Região, Hora Campinas e A Cidade On.
As reportagens destacaram a ampliação da Justiça na comarca com a implantação de duas Varas Cíveis, uma da Fazenda Pública, quatro Unidades de Processamento Judicial (UPJs) e a 1ª Vara Regional Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem. “Isso tudo resultará em uma prestação jurisdicional mais rápida”, declarou o diretor do Fórum de Campinas, juiz Luiz Antônio Alves Torrano, em entrevista à EPTV.
O Correio Popular também veiculou outra reportagem mencionando a futura instalação de uma nova vara empresarial em Campinas, fato confirmado pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, durante as instalações. “O fórum de Campinas merece toda a atenção do Tribunal de Justiça devido à sua importância econômica e social para a cidade. É uma região fundamental tanto para o estado quanto para o país”, declarou o magistrado, em trecho destacado pelo Correio Popular.      

 

Cooperação com companhias aéreas
O site de notícias Aeroin, especializado em aviação, noticiou o compromisso firmado entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e as empresas do setor aéreo em prol da conciliação e mediação de conflitos envolvendo companhias e consumidores. Na última quinta-feira (25), foi assinado um termo de cooperação técnica entre o TJSP e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), além de termo de compromisso público com diversas companhias, com o objetivo de oferecer espaço para a tentativa de acordos, instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios.
A reportagem destacou uma declaração da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, que explanou os benefícios que o programa trará em termos de pacificação, celeridade e desjudicialização. “O que o consumidor quer é resolver o problema e o que as empresas querem é não ter mais aquele custo pesadíssimo dos processos. É um projeto onde todo mundo sai ganhando”, afirmou a magistrada.

 

Museu do TJSP
Sede do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Palacete Conde de Sarzedas foi tema de episódio do programa “Operação Mesquita”, do SBT, que foi ao ar no dia 23 de maio. O apresentador Otávio Mesquita fez uma visita ao edifício histórico e apresentou todo seu acervo museológico, incluindo mobília original do Palacete, documentos históricos e símbolos marcantes do Judiciário paulista. Ele foi recebido pelo presidente da Comissão de Gestão da Memória da Corte e coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, e foi guiado pelo historiador Bruno Bettine de Almeida, servidor do Tribunal, que é um dos responsáveis pelos trabalhos do Museu.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP