TJSP e OAB SP realizam reunião sobre mediação e conciliação

Encontro promovido pelo Nupemec.
 
Integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) se reuniram, ontem (20), no Palácio da Justiça, para dialogar sobre ações relacionadas à mediação e conciliação. A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, presidiu o encontro, que também contou com a presença do presidente da Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre o TJSP e a OAB SP, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken.
A magistrada destacou a importância dos advogados para a resolução consensual de litígios, salientando a necessidade do trabalho conjunto para o fomento da conciliação. “Desjudicialização é poder trabalhar o conflito com a participação do advogado. Esse é um campo fértil de trabalho e as audiências virtuais facilitaram muito. Mediadores preparados estão in loco, então quanto à logística e estrutura temos um cenário fértil”, afirmou. 
Magistrados e advogados reforçaram o papel dos profissionais para a interlocução entre as instituições e demonstraram interesse na promoção conjunta de iniciativas destinadas a impulsionar a participação da Advocacia no processo de mediação, como realização de parcerias, cursos e eventos. O desembargador Roberto Mac Cracken agradeceu a presença dos membros da OAB na sede do Judiciário paulista e ressaltou que “sem a Advocacia, o Ministério Público e a Defensoria Pública não há justiça”. O vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, reafirmou a disposição da instituição de trabalhar em prol das práticas conciliatórias. A presidente da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB SP, Fernanda Tartuce, também falou sobre a atuação dos advogados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, integrante do Nupemec, ratificou a necessidade da participação de todos nas reflexões sobre o tema.  
Também estavam presentes o presidente da Coordenadoria de Mediação da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB SP, Marco Antônio Garcia Lopes Lorencini; a presidente da Coordenadoria de Interlocução com o Judiciário da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB SP, Sandra Regina Garcia Olivan Bayer; a vice-presidente da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB SP, Célia Regina Zapparolli Rodrigues de Freitas; a secretária da Comissão de Soluções Consensuais de Conflito da OAB SP, Maria Cecília de Araujo Asperti; e a diretora de Planejamento e Fiscalização das atividades do Nupemec, servidora Maria Luiza Florentino.
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP