Projeto “Práticas Inclusivas de Atendimento ao Público” oferece treinamento a agentes de fiscalização

Iniciativa da Diretoria de Apoio aos Servidores.
 
A Seção de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), iniciou nesta terça-feira (27), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), as atividades do projeto Práticas Inclusivas de Atendimento ao Público. O objetivo é fomentar a inclusão das pessoas com deficiência no Judiciário paulista por meio de treinamentos oferecidos aos servidores e funcionários terceirizados que atuam como agentes de fiscalização. O primeiro evento da inciativa ocorre no Fórum João Mendes Júnior, na sala do servidor, até a próxima quinta-feira (29). 
A diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, destacou que o projeto está atrelado ao objetivo da Diretoria, que é auxiliar os funcionários em questões variadas, inclusive no que diz respeito à acessibilidade e outras demandas estruturais nos edifícios. “Esse é um curso desenvolvido para atender melhor tanto as partes que buscam os serviços de Justiça, quanto o público em geral com deficiência”, afirmou. Patrícia Canavarro e a chefe da Seção de Acessibilidade e Inclusão, Eliana da Silva Flacon, falaram sobre o trabalho da Diretoria e forneceram dicas de atendimento às pessoas com deficiência, com menção ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega (27 de junho). 
Em seguida, três servidores do TJSP – com deficiências visual, auditiva e de locomoção –, discorreram sobre as barreiras sociais e as formas de atendimento adequadas para enfrentá-las. A funcionária da Seção de Acessibilidade e Inclusão Fernanda Fernandes, o assistente jurídico Danilo Oliveira Freire e a enfermeira judiciária Sheila de Souza Vieira ilustraram situações com as quais os agentes podem se deparar na rotina de trabalho, além de reproduzirem vídeos com depoimentos de outros servidores.
Ao final, foi realizada dinâmica de conscientização em que os participantes vivenciaram situações habituais para as pessoas com deficiência, com utilização de cadeiras de rodas, muletas e bengalas. Além disso, receberam o guia de acessibilidade com orientações sobre o assunto.  
 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS e RO (fotos)
 
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