PJ paulista prestigia 7º Encontro do Consepre

Apresentadas boas práticas em inovação e tecnologia.

O Poder Judiciário paulista prestigiou o 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado entre os dias 5 e 7 de julho, na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, em evento que reuniu magistrados de todo o país e integrantes dos três Poderes. O evento foi encerrado com a leitura da Carta de Porto Alegre, que traz as conclusões dos participantes.
A abertura do encontro, realizada na noite de quarta-feira (5), contou com participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, que palestrou sobre os desafios do Poder Judiciário no Brasil. "A Justiça como um todo precisa novamente demonstrar tudo o que está fazendo, aperfeiçoando a interlocução com o público através de várias iniciativas”, declarou o ministro.
Presidente do Consepre, o desembargador Carlos Alberto França (TJGO) reforçou o compromisso com a interlocução entre todos os tribunais. “Nosso grande objetivo é a melhor prestação jurisdicional, com a avaliação de nossos desafios para que a população possa ser beneficiada com as nossas ações”, disse. Já a vice-presidente cultural do Consepre e anfitriã do evento, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira (TJRS), destacou o peso que os tribunais estaduais têm na Justiça brasileira, uma vez que respondem por 77% dos processos em tramitação no país, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também prestigiou a abertura, além de representantes do Executivo e Legislativo.
Nos dias seguintes, os magistrados apresentaram boas práticas na área de inovação e tecnologia, além de debates sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) no Judiciário, redução nos executivos fiscais, desburocratização de dados estratégicos, entre outros temas. A psicanalista e apresentadora de TV Viviane Mosé ministrou palestra e também falou do avanço da IA e seu impacto na gestão de pessoas no Poder Judiciário.
O 7º Encontro do Consepre foi encerrado com a leitura da Carta de Porto Alegre e entrega da Medalha de Reconhecimento a ex-presidentes de Tribunais de Justiça, representados em discurso pelo desembargador José Laurindo de Souza Netto (TJPR), que já presidiu o Conselho.

Consepre - O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil foi estabelecido em 2021, poucos meses antes de sua fusão com o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorreu durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça. O Consepre tem como principais objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente da Justiça Estadual; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos de repercussão em mais de um estado, buscando a uniformização de entendimentos; a cooperação entre os TJs e órgãos dos Poderes constituídos; e a interlocução permanente com o CNJ.

*Com informações do TJRS

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / TJRS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP