TJSP prestigia reunião do Consepre com os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Edson Fachin

Encontro discutiu desafios da Justiça no Brasil.
 
O Poder Judiciário paulista prestigiou, nesta terça-feira (26), reunião do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que assumirão, respectivamente, a Presidência e Vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (28). O desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, em encontro realizado na sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em Brasília, com a presença do presidente do Consepre em exercício, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJRO), e magistrados de todo o país.
A reunião buscou estreitar o diálogo e discutir os desafios da prestação jurisdicional no Brasil. Os desembargadores apresentaram propostas do Conselho de Presidentes para a nova gestão do STF e CNJ, incluindo a valorização da autonomia administrativa dos Tribunais de Justiça, participação efetiva do Consepre em comissões ou grupos de trabalho instituídos pelo CNJ, entre outras. 
O ministro Luís Roberto Barroso garantiu aos presentes que sua gestão se pautará por três eixos: conteúdo, imagem do Poder Judiciário e o relacionamento com a sociedade, destacando a importância de se buscar a pacificação do país e fugir das dicotomias. “O Judiciário, mais do que Poder, é serviço. Serviço bem prestado. Essa deve ser a nossa preocupação e o nosso compromisso maior”, declarou. O ministro Edson Fachin destacou toda sua confiança na gestão do novo presidente. “O Supremo e o Poder Judiciário ganharão muito na gestão de Sua Excelência”, disse. Também integraram a mesa condutora dos trabalhos o presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior.
 
Consepre – O Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil foi estabelecido em 2021, poucos meses antes de sua fusão com o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, que ocorreu durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça. O Consepre tem como principais objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente da Justiça Estadual; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos de repercussão em mais de um estado, buscando a uniformização de entendimentos; a cooperação entre os TJs e órgãos dos Poderes constituídos; e a interlocução permanente com o CNJ.
 
*Com informações do TJDFT e do Consepre
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP