Palestra da CIJ aborda o programa “Trampo Justo” e a saída de jovens do acolhimento institucional

Encontro ministrado pelo juiz Iberê de Castro Dias. 
 
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) realizaram, ontem (23), a palestra “Maioridade e Desacolhimento: Desenvolvendo a Autonomia de Adolescentes Acolhidos – Programa Trampo Justo”, apresentada pelo juiz titular da Vara da Infância e da Juventude Protetiva e Cível de Guarulhos e integrante da CIJ, Iberê de Castro Dias. O evento foi mediado pelo juiz coordenador do Departamento de Execuções da Infância e Juventude (Deij), Airtom Marquezini Junior.
Durante o encontro online, o magistrado fez reflexões sobre os problemas vivenciados por jovens e adolescentes acolhidos institucionalmente que estão prestes a completar 18 anos, como a falta de emprego e de perspectivas, ressaltando os medos e receios sobre o futuro. “Adolescentes são cheios de sonhos, desejos e vontades, por isso é necessário planejar como vai ser a vida. Isso em meio a todas as angústias que cercam a decisão sobre que rumo deve ser tomado. Temos dado esse direito a eles? De sonhar e de ter expectativas? Esse é o ponto central e precisamos buscar formas de lidar melhor com isso”, afirmou. 
Em seguida, Iberê de Castro Dias falou sobre o programa Trampo Justo, instituído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 2018 e que oferece, por meio de parceria com empresas, vagas de empregos e cursos profissionalizantes a jovens que estão próximos de deixar as casas de acolhimento. Em 2019, a iniciativa foi vencedora do Prêmio Innovare, que reconhece práticas inovadoras para o aprimoramento da Justiça no Brasil. 
O palestrante destacou a função social exercida pelas companhias que atuam no projeto. “Os programas de aprendizagem não são destinados a formar os profissionais mais brilhantes para aquela empresa, mas sim de desenvolver adolescentes e jovens, sendo a porta de entrada para o mundo do trabalho. Ela não está ali somente para gerar lucro, mas também para aprimorar o ambiente social em que está inserida”, afirmou.  
Ao final da palestra, o juiz respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos participantes.
 
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / LC (reprodução e arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP