Alunos da USP conhecem o Palácio da Justiça

 Cerca de 120 alunos da Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito Largo de São Francisco visitaram hoje (24) o prédio do Palácio da Justiça e conheceram um pouco da história e o funcionamento do Poder Judiciário paulista.
 Os alunos foram recepcionados pelo corpo de servidores do Cerimonial do Tribunal de Justiça. Em seguida, Bruno Bettine de Almeida, funcionário do Museu TJSP, falou aos estudantes sobre os aspectos culturais e históricos do prédio. Ele lembrou que a primeira visita monitorada aconteceu em 1995, por iniciativa do professor e coordenador do Museu desembargador falecido Emeric Levai que, na época, sentiu a necessidade de preencher o vácuo que existia entre o Tribunal de Justiça e a Faculdade de Direito. Bettine mencionou também que o 1ª Júri no Palácio aconteceu em 1927 e ficou conhecido como crime da mala.
 O desembargador aposentando Laércio Laurelli, integrante do Grupo de Apoio ao Judiciário (GAJ), deu boas-vindas aos estudantes e os cumprimentou em nome do professor titular da Universidade, José Rogério Cruz e Tucci. "O professor José Rogério é um homem de grande sabedoria", ressaltou .
 Laércio Laurelli explicou como é a estrutura do Judiciário, a função dos desembargadores, como são divididas as câmaras e sua composição, além de frisar que “o conhecimento é tudo, quem diz saber tudo não sabe nada, e devemos fugir dessas pessoas”. O desembargador dividiu com os alunos a sua experiência. “Transmito o que sempre norteia o meu caminho: ler, estudar e conhecer.” Laurelli finalizou citandos os cinco degraus para se alcançar a sabedoria: calar, ouvir, lembrar, agir, estudar, estudar e estudar “.
 O desembargador encerrou a palestra entregando aos representantes dos alunos – Saylon Alves Pereira e Nayara Ferreira Araújo Alves – um certificado da visita monitorada à instituição de ensino. No final da palestra, os alunos foram convidados a conhecer a sala Emeric Levai e a sala Paulo Bomfim. 
 As visitas monitoradas acontecem diariamente a partir das 13 horas e devem ser agendadas pelos telefones (11) 3106-1476 ou 3242-9366, ramal 376.  Os participantes podem optar por assistir a uma das sessões de julgamento da segunda instância.

 Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto) / DS (foto)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP