Maio Roxo: TJSP promove conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais

Tratamento exige mudança no estilo de vida e dieta.
 
Durante o mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo promove a campanha Maio Roxo, voltada para a conscientização sobre os riscos, prevenção e tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DIIs). A estimativa é de que, no Brasil, as enfermidades atinjam 100 a cada 100 mil habitantes e, no mundo, cerca de 10 milhões de pessoas.
As DIIs envolvem diversas enfermidades, como síndrome do intestino irritável, obstipação, doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, sendo as duas últimas as mais comuns. As doenças inflamatórias intestinais são condições crônicas que atingem na mesma proporção a população masculina e feminina, com as causas ligadas a fatores genéticos e fenotípicos, sendo mais comuns em áreas urbanas densamente povoadas.
Apesar de distintas, as doenças inflamatórias intestinais apresentam sintomas similares, como diarreia frequente, dor abdominal, cólica e evacuação com sangue. As causas podem estar relacionadas ao estresse constante, dieta inadequada, sedentarismo, consumo de álcool, tabagismo e histórico familiar. 
O diagnóstico das DIIs ocorre geralmente por volta dos 30 anos, baseando-se na história clínica do paciente e nos resultados de exames laboratoriais. Para avaliação mais detalhada, são solicitados exames como endoscopia, colonoscopia, tomografia ou ressonância magnética.
O tratamento adequado pode reduzir a inflamação e controlar os sintomas, uma vez que ainda não existe cura definitiva para as DIIs. Mudanças no estilo de vida e na dieta são recomendadas. Pacientes devem evitar alimentos gordurosos, álcool, cafeína, açúcar, vegetais que causam gases (como feijão, repolho e batata-doce), leite e derivados, além de alimentos picantes ou com muitos conservantes. 
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / AO (arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP