Desembargador paulista é eleito presidente do Coptrel

Silmar Fernandes sucederá desembargador mineiro.

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE SP), desembargador Silmar Fernandes, foi eleito, na última sexta-feira (7), presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), - que congrega os dirigentes de todos os 27 TREs do país - durante a 85ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, realizado em Macapá. Silmar Fernandes sucederá o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que também é presidente do TRE mineiro. A nova mesa diretora tem os desembargadores Raimundo Nonato (TRE-CE) e João Lages (TRE-AP) como 1º e 2º vices, respectivamente. 

Além da eleição da nova diretoria do COPTREL, eleições 2024, Inteligência Artificial e boas práticas da Justiça Eleitoral foram assuntos em pauta. “Presidentes e servidores se reúnem nesses encontros para compartilhar as experiências nos diversos Estados e Distrito Federal, visando a um processo eleitoral seguro, transparente, legítimo, juntamente com as expertises e experiência de presidentes, vice-presidentes, juízes e servidores”, disse o desembargador Octavio Boccalini.

Em seu discurso, o desembargador Silmar Fernandes afirmou que trabalhará para que a Justiça Eleitoral permaneça unida e fortalecida. “O Tribunal Superior Eleitoral tem realizado um excelente trabalho na promoção e defesa da democracia. Em 2022, fizemos uma eleição exitosa sob o comando do ministro Alexandre de Moraes. Temos certeza de que não será diferente com a ministra Cármen Lúcia, que o sucedeu e nos conduzirá no curso das próximas eleições”, disse.

O magistrado prometeu construir pontes entre os juízes eleitorais, que representam a primeira instância da Justiça Eleitoral, e o TSE. “Além de promover a constante integração na busca de soluções para questões do dia a dia, cabe a este egrégio colegiado manter e aperfeiçoar o diálogo junto aos tribunais superiores, sempre com o escopo de promover o alinhamento institucional e levar segurança jurídica ao eleitorado. Nesse contexto, recebo com entusiasmo e responsabilidade a honrosa tarefa de presidir esse Colégio de Presidentes”, argumentou Silmar Fernandes.

 

Sobre o Coptrel – Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) – integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

 

  Comunicação Social TJSP – RS (texto com informações e fotos TRE-AP e TRE-SP)

 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP