Foro Regional de Penha de França ganha unidade do Cejusc

Acesso à Justiça facilitado.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (14), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Regional de Penha de França. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Atualmente, o TJSP tem 321 Cejuscs em funcionamento. Somente na Capital, são 11 centros, sendo a unidade hoje instalada coordenada pela juíza Vivian Bastos Mutschaewski.
A desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, que atuou como juíza no Foro Regional de Penha de França por 18 anos, abriu a cerimônia relembrando o início da implementação de práticas de conciliação no fórum. “Em 2007 demos início ao Setor de Conciliação, que tinha como principal função o auxílio aos magistrados. Foi praticamente um embrião do que hoje é o Cejusc”, destacou.
Em seguida, o juiz diretor do fórum, Sinval Ribeiro de Souza, salientou que o incentivo à conciliação é uma das Metas Nacionais do Poder Judiciário. “Enquanto operadores do direito, sabemos da importância de diminuir a litigiosidade desfreada. Estabelecer formas de aumentar os índices de conciliação significa dar às partes a oportunidade de decidir seus próprios destinos de forma espontânea.
Para a coordenadora do Nupemec, a nova unidade é fruto do esforço do núcleo e do TJSP em ampliar os métodos consensuais para solução de conflitos. “É uma forma mais rápida e que atende melhor o interesse dos envolvidos. Os interessados têm a oportunidade de participar ativamente da busca de uma solução que os atenda, entendendo que o acordo é a melhor solução para seu litígio”, afirmou.
Também prestigiaram as solenidade os desembargadores José Carlos Ferreira Alves e Jurandir de Sousa Oliveira; a secretária-executiva da Promotoria do Foro Regional de Penha de França, promotora de Justiça Raquel Bueno Camargo; a coordenadora da unidade Penha de França da Defensoria Pública, defensora pública Silvia Pontes Figueiredo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Penha de França, Marcelo Paiva Chaves; e o subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, major PM Eduardo Prendes Higa, representando a comandante.

 

Serviço:

 

  Cejusc do Foro Regional de Penha de França

Local: Rua Doutor João Ribeiro, 433 - Penha de França – São Paulo/SP

Horário de atendimento: das 9 às 17 horas

E-mail: cejusc.penha@tjsp.jus.br 

Telefone: (11) 4635-8613

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / LC (reprodução e arte)  
imprensatj@tjsp.jus.br    

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:   
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial    
www.youtube.com/tjspoficial    

www.flickr.com/tjsp_oficial    
www.instagram.com/tjspoficial    
www.linkedin.com/company/tjesp

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP