PRIMEIRA INSTÂNCIA

Tutorial - Sistema de Postagem Eletrônica TUTORIAL

O Sistema de Postagem Eletrônica Escritório (SPE Escritório) pode ser utilizado nos termos do Comunicado 55/2008 para remeter cartas de intimação e notificação, desde que não seja necessária a instrução com cópias.


Serão fornecidos somente um login e uma senha por Unidade, tendo em vista que existe limite para criação de usuários. Entretanto o programa pode ser instalado em todos os computadores do cartório e pode ser utilizado por todos os funcionários que confeccionam as cartas de intimações ou, ainda, por quem o Supervisor/Coordenador da Unidade entender conveniente.


Os funcionários da Unidade poderão trabalhar com o SPE sem o conhecimento da senha, pois ela fica oculta.


Aconselha-se que não seja divulgada a senha aos funcionários, pois o seu conhecimento possibilita a realização de postagens fora do ambiente forense, dificultando a fiscalização. A senha para o primeiro acesso deve ser alterada, utilizando a opção para tal finalidade, no endereço eletrônico www.telegrama.com.br


O SPE é de fácil instalação e utilização e, em geral, não apresenta mensagens de erro, mas caso existam dúvidas para instalação e utilização, a unidade poderá solicitar suporte pelo telefone 2097-3862 ou pelo e-mail: spi.correspondencia@tjsp.jus.br .


Para utilização do sistema é necessário acessar a página www.telegrama.com.br e fazer o Download dos seguintes aplicativos:


SPE Escritório Versão 3.01


Após baixar e instalar os arquivos no campo das configurações, será necessário preencher apenas os campos da guia Conectividade, clicando a seguir em Buscar novas configurações. Após estes procedimentos aparecerá um envelope amarelo (geralmente na área de trabalho) e o aplicativo estará pronto para utilização.


É possível que ao enviar as mensagens, elas passem a aparecer como “mensagens pendentes”. Isso ocorre em razão do grande fluxo de postagens na rede. O procedimento a ser adotado é clicar na barra lateral “mensagens pendentes” e na barra superior em “buscar recibos”. Apresentado o recibo, as mensagens passarão a constar do rol das “mensagens enviadas”.


O aplicativo permite a utilização das teclas ctrl + c e ctrl + v, para copiar e colar documentos elaborados no editor de textos, bem como o armazenamento dos endereços do remetente e dos destinatários. Permite, ainda, o armazenamento de documentos como modelos, o que facilita a edição de documentos na eventualidade de paralisação dos nossos sistemas.


É preciso que a Unidade atente para a identificação do processo na ficha do remetente, caso contrário poderá ter dificuldades para juntada do Aviso de Recebimento, especialmente se a correspondência tiver testemunhas como destinatário.


Após a Unidade estar cadastrada no SPE, os dados necessários para configurar o Sistema de Postagem Eletrônica são:


Tipo de pagamento: Contrato


Código Administrativo ou Código do Cliente: 60792728


Login:


Senha:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP