COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Justiça Restaurativa

Podcasts

Histórias da Justiça Restaurativa - conta histórias reais sobre a Justiça Restaurativa, técnica que tem um novo olhar sobre os conflitos. As necessidades da vítima são o ponto de partida; além da obrigação e da responsabilidade do ofensor em corrigir a situação. Na Justiça Restaurativa, a comunidade também tem seu papel e se torna protagonista para a solução. O objetivo maior não é a punição, mas, sim, a reparação dos danos, a restauração de relacionamentos e o fortalecimento da comunidade. É o que chamamos de corresponsabilização. Esse podcast aborda casos que poderiam terminar com “condenações” ou “absolvições”, mas têm finais bem diferentes. Te convidamos a ouvir e descobrir histórias transformadoras da Justiça Restaurativa. Episódios trimestrais.

Episódio 1 - 10/12/20

Aplicação da JR em caso de injúria racial - Reconstruindo trajetórias

O episódio relata uma história verídica de injúria racial dentro de uma família. Ofendido, ofensor, familiares e comunidade participaram da solução do conflito. O foco foi fortalecer cada um dos envolvidos para uma mudança, que era necessária. O caso foi indicado para a JR pela juíza Carolina Gama, de Ribeirão Preto.

Disponível nas plataformas:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP