Composto por vídeos que registram as considerações de integrantes do Sistema de Justiça sobre diversos temas do Direito e da sociedade, momentos significativos e processos marcantes na carreira, com o objetivo de preservar a história do Judiciário contada por seus protagonistas, personalidades que apresentam reflexões sobre o passado e, ao mesmo tempo, contribuem para o futuro do TJSP.
Professor José Vicente – Doutor em Educação, mestre em Administração e advogado, é fundador e presidente da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) e fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. Integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, além de compor conselhos de diversas organizações.
Professora Eunice Prudente – Doutora em Direito, é professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, instituição em que também integra a Comissão de Direitos Humanos. É a atual secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, e já foi secretária municipal e estadual de Justiça e Cidadania. Em 2024, tornou-se a primeira mulher negra a integrar a Academia Paulista de Letras Jurídicas.
Procurador de Justiça Antônio Visconti – integrou o Ministério Público do Estado de São Paulo de 1964 a 2009, eleito duas vezes para o Conselho Superior do Ministério Público e para o Colégio de Procuradores de Justiça. Discorre sobre a importância do MP para a sociedade e as evoluções legislativas que aperfeiçoaram a função exercida pela instituição.
Advogado Roberto Delmanto – formado pela Faculdade de Direito da USP, foi vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo e integrante do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Estado e do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e o Tratamento do Delinquente. Aborda a missão da Advocacia, com ênfase na atuação criminal.
Ministro Antonio Cezar Peluso – presidente do Supremo Tribunal Federal no biênio 2010/2012, integrou o STF de 2003 a 2012 e o Tribunal de Justiça de São Paulo de 1968 a 2003. Discorre sobre sua experiência no STF e aborda a mudança no perfil dos novos juízes.
Desembargador José Renato Nalini – presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2014/2015, tendo atuado como magistrado de 1976 a 2016. Reflete sobre a ética na Magistratura, a qual considera mais importante do que o conhecimento jurídico.
Desembargador Artur Marques da Silva Filho – presidente da Seção de Direito Privado no biênio 2014/2015 e vice-presidente no biênio 2018/2019; integrou o TJSP entre 1978 e 2021. Aborda o avanço da tecnologia e seu papel na missão de resguardar a história.