Memória

Obras de Referência sobre a História do TJSP

Banner

Há várias obras de referência publicadas sobre a História do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário/Biblioteca selecionou os principais títulos, organizando a bibliografia a seguir elencada:

ARAÚJO, Justino Magno. O Tribunal de Justiça de São Paulo através dos tempos. s.l.: s.n., s.d.

ARAÚJO, Justino Magno. O Tribunal de Justiça de São Paulo através dos tempos: 1874-1974. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2007. v. 1

AZEVEDO, Manoel Ubaldino de. O centenário do Tribunal de Justiça de São Paulo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1974.

BROTERO, Frederico de Barros. Tribunal de Relação e Tribunal de Justiça de São Paulo: sob o ponto de vista genealógico. São Paulo: s.n., 1944.

COSTA, Maria José Freire. A magistratura de São Paulo: tribunais da relação e justiça: 1874-1958. São Paulo: Massao Ohno, 1959.

GONÇALVES, José Ernesto Lima (Coord.). A construção do novo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2005.

Justiça do Estado de São Paulo. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2005. GONÇALVES, José Ernesto Lima (Org.). A construção do novo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. São Paulo: Plêiade, 2007. v. 2

Inauguração do busto de Brasílio Machado no recinto do Tribunal do Júri por iniciativa da Associação dos antigos alunos da Faculdade de Direito de São Paulo: 28.10.1940. São Paulo: Tribunal de Justiça do Estado, 1940.

MARREY, Adriano. Notas para a memória da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, do Tribunal de Justiça de São Paulo e da política neste Estado. São Paulo: s.n., 1993.

NALINI, José Renato. Palácio da Justiça de São Paulo. São Paulo: Assessoria de Comunicação e Marketing, 1989.

OLIVEIRA, João Gualberto de. Primeiro centenário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. São Paulo: Sangirard, 1975.

REBOUÇAS, Acácio. Posição do Tribunal de Justiça de São Paulo em face da Lei Orgânica da Magistratura. São Paulo: Lex, 1978.

SCHNEIDER, Marília. Justiça e política na primeira República: história do Tribunal de Justiça de São Paulo. São Paulo: Singular, 2007.

TORRES, Flavio. Tribunal de Justiça de São Paulo: páginas de sua história centenária. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1979.

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. Centenário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: 1874-1974. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1974.

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: atualidade e memória. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2014.

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. Galeria dos presidentes: memória histórica da justiça bandeirante através de seus presidentes: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2015.

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. Justiça de São Paulo: entre história e futuro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2017. Disponível também em: https://issuu.com/tjspoficial/docs/livro_justi__a_de_s__o_paulo

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. Memória e atualidade: 1874-2007. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2007.

São Paulo (Estado). Tribunal de Justiça. Tribunal de Justiça de São Paulo 145 anos: a história da justiça bandeirante. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2019.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP